A reunião emergencial convocada pela cúpula nacional do PL, nessa terça-feira, 2, mudou o rumo das articulações para 2026 no Ceará e deixou o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) em posição desfavorável. Após o encontro, o presidente estadual do partido, deputado federal André Fernandes, confirmou que as negociações com Ciro foram interrompidas com tempo indeterminado.
Segundo André, o diálogo com o ex-ministro ganhou força nos últimos meses, sempre com o conhecimento e o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro. A articulação incluía ainda a possibilidade de o deputado estadual Alcides Fernandes (PL), pai de André, disputar uma vaga no Senado.
No entanto, o clima mudou após o episódio que envolveu Michelle Bolsonaro em um evento no Ceará, quando a ex-primeira-dama criticou publicamente a aliança.
“Houve um ruído de comunicação. A eterna primeira-dama Michelle Bolsonaro não tinha ciência de todo o movimento que vinha sendo feito. Flávio e Marinho estavam acompanhando, mas acabou acontecendo aquilo que vimos no evento”, declarou o parlamentar ao deixar a reunião.
