A 2ª edição do Festival de Cinema do Sertão acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, no Sertão Central, reunindo realizadores, agentes culturais e o público da região em dois dias dedicados ao audiovisual produzido no Sertão Central. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público.
Com o tema “Territórios em Movimento: o sertão nas telas”, o festival reafirma seu compromisso com a valorização das narrativas e sensibilidades que emergem do território, fortalecendo espaços de circulação, fruição e memória para filmes realizados na região. A mostra competitiva reúne nove curtas-metragens de diferentes cidades do Sertão Central, que dialogam com temas como identidade, memória, fé, história, ancestralidade, trajetórias individuais, cotidiano e imaginário sertanejo.
A programação inclui abertura cultural com o Grupo Parafolclórico Encantos do Sertão, sessão especial com o filme Caminho Orixá (da ontemproduções), duas sessões da mostra competitiva, roda de conversa, cerimônia de premiação e show de encerramento com o cantor Azanias Henrique, referência musical da região.
A II edição do Festival de Cinema do Sertão é uma realização do Coletivo Tamarineiras e do Instituto Solar, com apoio institucional e financeiro da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e conta com a colaboração do Sistema Maior de Comunicação, através da Sertão TV, da Propono Consultoria Executiva e da Casa de Antônio Conselheiro, espaço da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
