Moradores de Caridade presenciaram, nessa segunda-feira, 15, um momento histórico para o município: a cabeça da estátua de Santo Antônio foi finalmente colocada sobre o corpo da imagem, que permaneceu inacabada por quase quatro décadas no alto do Morro do Serrote. Com 19 metros de altura, a estrutura aguardava desde 1986 pela finalização da obra iniciada ainda nos anos 1980.
O projeto original teve início em 1984, com a proposta de transformar a cidade em um polo de turismo religioso. No entanto, a falta de recursos levou à paralisação da construção, deixando a imagem fragmentada. Enquanto o corpo da estátua permaneceu exposto no morro, a cabeça de concreto ficou por 39 anos em uma rua da cidade, em frente à casa da doméstica Antônia Cilda, a cerca de três quilômetros do local.
O içamento da cabeça simboliza o reinício dos trabalhos e está inserido em uma iniciativa mais ampla do Governo do Ceará. Inicialmente, a entrega da nova escultura estava prevista para 2022, mas o cronograma sofreu sucessivos atrasos.
O estado anunciou a implantação de um complexo religioso no Serrote do Cágado, considerado o ponto mais alto de Caridade. O projeto prevê, além da conclusão da imagem atual, a construção de uma nova estátua de Santo Antônio com 36 metros de altura e inclui museu, mirante, capela, áreas comerciais, escadarias, rampas de acesso e estacionamento.