Home Geral Operação no Ceará apreende mais de 21 mil litros de cachaça, vodka...

Operação no Ceará apreende mais de 21 mil litros de cachaça, vodka e outras bebidas falsificadas

Ação do Ministério da Agricultura mira produção clandestina e venda de produtos adulterados na Serra da Ibiapaba e em Fortaleza

Foto: Divulgação/MAPA

Uma operação coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) resultou na apreensão de mais de 21 mil litros de bebidas alcoólicas falsificadas no Ceará. A fiscalização ocorreu nos dias 4 e 5 de dezembro, com ações concentradas na Serra da Ibiapaba e em Fortaleza, mas os números só foram divulgados posteriormente.

O trabalho teve como foco estabelecimentos sob suspeita de fabricar bebidas sem autorização oficial ou de colocar no mercado produtos falsificados. Entre os itens recolhidos estão gin, cachaça, vodka, cajuína e licores. Além do material apreendido, cerca de 5 mil litros foram imediatamente descartados por apresentarem condições impróprias para consumo humano.

De acordo com o ministério, a ação integrou a segunda fase da Operação Dose Limpa, que tem como objetivo coibir fraudes, adulterações e a circulação de bebidas alcoólicas produzidas à margem da legislação. No Brasil, todo tipo de bebida alcoólica, inclusive artesanal, precisa de registro junto ao Ministério da Agricultura para ser comercializada.

A força-tarefa reuniu diferentes órgãos de fiscalização e segurança, entre eles Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Ceará, Agência de Fiscalização de Fortaleza, Pefoce, Vigilância Sanitária estadual, Secretaria da Saúde, além das polícias Civil e Militar.

A etapa inicial da operação, chamada Dose Limpa I, foi realizada nos dias 22 e 23 de outubro e teve como principal foco o combate ao uso de metanol, substância altamente tóxica. Na ocasião, foram retirados de circulação 216 mil litros de bebidas, como cachaça, vodka, gin, whisky e conhaque, produzidas em locais sem registro ou em condições sanitárias inadequadas.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile