Home Geral Deputados são alvo de operação da PF por suspeita de desvio de...

Deputados são alvo de operação da PF por suspeita de desvio de cotas parlamentares

Alvos são Carlos Jordy e Sóstenes Cavalcante; PF apreendeu R$ 400 mil espécie na casa de Sóstenes

Foto: Bruno Spada e Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira, 19, a Operação Galho Fraco, que apura um suposto esquema de desvio e ocultação de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares. A ação resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os alvos estão os deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara dos Deputados. Na residência de Sóstenes, os agentes apreenderam cerca de R$ 400 mil em dinheiro em espécie.

Carlos Jordy se manifestou publicamente sobre a operação por meio das redes sociais. Ele afirmou que a busca ocorreu em sua casa por determinação do ministro do STF Flávio Dino e classificou a medida como uma “perseguição implacável”, destacando que a ação aconteceu no dia do aniversário de sua filha.

Segundo Jordy, a investigação aponta que ele teria direcionado recursos da cota parlamentar para uma empresa considerada de fachada, ligada ao aluguel de veículos. O deputado negou irregularidades e afirmou que utiliza os serviços da empresa desde o início de seu primeiro mandato. Ele também disse que o mesmo fornecedor seria usado por Sóstenes Cavalcante desde o começo da atuação parlamentar deste.

De acordo com a Polícia Federal, as apurações indicam que agentes políticos, servidores comissionados e particulares teriam atuado de forma coordenada para desviar verbas públicas e dificultar o rastreamento dos valores. A Operação Galho Fraco é um desdobramento de investigação iniciada em dezembro de 2024 e apura possíveis crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here