Home Segurança Governo do Ceará encerra ciclo de promoção de militares em 2025

Governo do Ceará encerra ciclo de promoção de militares em 2025

Cerimônias realizadas em Fortaleza, Sobral e Crato, desde a última segunda-feira, 22, promoveu 3.770 militares, sendo 3.623 policiais e 147 bombeiros

Foto: Helene Santos/Governo do Ceará

Encerrando uma série de três solenidades de promoção de militares, o governador Elmano de Freitas presidiu, nessa terça-feira, 23, no município do Crato, a elevação de patente de 646 agentes das forças de segurança do Ceará. Somadas às cerimônias realizadas em Fortaleza e Sobral, desde a última segunda-feira, 22, 3.770 militares foram promovidos, sendo 3.623 policiais e 147 bombeiros.

O evento contou ainda com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sinval Sampaio; e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Cláudio Barreto.

Durante o discurso, Elmano destacou o significado das promoções para os profissionais e suas famílias, além de lembrar mudanças promovidas na legislação ao longo dos últimos anos. “É uma alegria, uma honra e um orgulho estar aqui no Crato em um momento tão importante para vocês. Cresci vendo o desalento de militares que se aposentavam sem nenhuma promoção. Como deputado, tive a oportunidade de colaborar com o então governador Camilo Santana na construção da atual Lei das Promoções. Essa conquista é de cada um de vocês e também de seus familiares”, afirmou.

Segundo o Governo do Estado, as promoções oficializadas em dezembro terão impacto financeiro de R$ 22.500.333,64 em 2026. Desde 2023, mais de 8.300 militares foram promovidos no Ceará, sendo 7.901 policiais e 422 bombeiros.

O secretário Roberto Sá ressaltou o papel das famílias na trajetória dos profissionais homenageados. “O trabalho de vocês nos protege, nos dignifica e tem contribuído para reduzir a violência. Quero dedicar essa fala também aos familiares, que são a base de cada um no dia a dia. É uma honra estar ao lado de vocês”, declarou.

Sancionada em 2015, durante a gestão do então governador Camilo Santana, a Lei das Promoções estabeleceu um fluxo contínuo de progressão nas carreiras militares. Desde então, mais de 37 mil promoções já foram realizadas no Estado.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sinval Sampaio, as promoções refletem o esforço dos profissionais ao longo da carreira. “Durante muito tempo, a promoção era quase inacessível e alcançava poucos. Hoje temos uma legislação moderna que mudou essa realidade. O trabalho de cada um de vocês resultou na promoção justa e merecida recebida hoje”, pontuou.

Já o Coronel Cláudio Barreto agradeceu todo o apoio do governador do Ceará para a evolução do Corpo de Bombeiros do Ceará. “A gratidão que trago hoje não é retórica, mas baseada em fatos e em uma parceria sólida. Não se faz segurança sem a valorização dos profissionais. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará é uma estrutura moderna, humana e conta com total apoio do governador do Ceará para servir”, afirmou.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile