Home Saúde CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados no...

CFM quer impedir que 13 mil alunos de Medicina mal avaliados no Enamed atendam pacientes

De acordo com o Conselho, com o resultado do Enamed, um alerta foi ligado sobre a qualidade da formação e o risco à população

Foto: Reprodução/Unoeste

O Conselho Federal de Medicina (CFM) quer impedir o registro profissional de 13 mil estudantes de Medicina do último semestre que não atingirem a nota máxima no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

De acordo com o Conselho, com o resultado do Enamed, um alerta foi ligado sobre a qualidade da formação e o risco à população.

O Exame é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. Ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória.

Também foram avaliados os alunos do último semestre, prestes a concluírem a faculdade. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enamed, três em cada dez alunos prestes a se formarem não tiveram a nota mínima no exame.

Com o resultado, o CFM quer publicar uma resolução exigindo que aqueles que não atingirem a nota mínima não possam ter o registro. A medida impediria que os profissionais formados atendessem pacientes.

O Conselho informou também pediu que o Ministério da Educação forneça os dados detalhados dos alunos para que possam ter acesso à lista de nomes e desempenho.

O CFM vem articulando com o legislativo a criação de um exame próprio, que precisa ser liberado por lei, mas os projetos seguem travados.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here