Home Artigo Minha Casa, Minha Vida: quando o sonho da casa própria vira realidade

Minha Casa, Minha Vida: quando o sonho da casa própria vira realidade

O Minha Casa, Minha Vida é mais do que um programa habitacional. Ele é a concretização do sonho do brasileiro de ter a casa própria e a prova de que políticas públicas bem feitas transformam vidas, reduzem desigualdades e constroem um país mais justo

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Ter uma casa própria sempre foi um dos maiores sonhos do povo brasileiro. Para milhões de famílias que viveram anos pagando aluguel, morando de favor ou em áreas de risco, esse sonho parecia impossível. Foi para mudar essa realidade que nasceu o Minha Casa, Minha Vida, um dos maiores programas sociais da história do Brasil.

Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 15 milhões de pessoas em todo o país, com milhões de moradias contratadas e entregues, priorizando famílias de baixa renda, moradores de áreas de risco, mães solo e pessoas em situação de vulnerabilidade social. No Ceará, o Minha Casa, Minha Vida teve papel decisivo na redução do déficit habitacional, alcançando a Capital, a Região Metropolitana e o Interior.

Mais do que construir casas, o programa garantiu segurança, dignidade e estabilidade para quem vivia sob ameaça de enchentes, deslizamentos ou moradias precárias. Para muitas famílias, foi a primeira oportunidade de ter um endereço fixo, um lar seguro e a tranquilidade de criar os filhos com mais qualidade de vida.

O impacto também chega à economia. Só em 2025, cerca de 50% das vendas de imóveis no Ceará aconteceram por meio do programa, movimentando a construção civil, gerando empregos e fortalecendo os municípios. Com as mudanças recentes, juros menores, aumento do teto dos imóveis e subsídios que podem chegar a R$ 55 mil, o programa voltou a ganhar força e ampliar seu alcance.

O Minha Casa, Minha Vida é mais do que um programa habitacional. Ele é a concretização do sonho do brasileiro de ter a casa própria e a prova de que políticas públicas bem feitas transformam vidas, reduzem desigualdades e constroem um país mais justo.

Acrísio Sena
Ex-deputado estadual

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here