O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou o ex-vereador Antônio Delmiro como candidato à Prefeitura de Choró, no Sertão Central, em uma nova tentativa, após 2024, de conquistar o Paço Municipal. A vice da chapa é Ana Íris. Desta vez, no entanto, a candidatura conta com um apoio diferente em relação ao último pleito: a família Jucá.
O anúncio do apoio foi feito no último sábado, 24, pelo ex-vereador Marcos Jucá (PT), irmão do ex-prefeito Marcondes Jucá (PT). Ao declarar apoio a Delmiro, Marcos afirmou que o objetivo é “resgatar Choró”. Apesar do posicionamento, ele não confirmou, na ocasião, se toda a família Jucá acompanharia o candidato petista, especialmente Marcondes, que em 2024 havia apoiado Bebeto Queiroz (PSB) na disputa pela Prefeitura. À época, contudo, o cenário político era outro.
Na eleição de 2024, a chapa apoiada por Marcondes para sucedê-lo no Paço Municipal era formada por Bebeto Queiroz como candidato a prefeito e por seu sobrinho, Bruno Jucá (PRD), como vice. Já neste ano, na eleição suplementar, o grupo de Bebeto é representado pela chapa composta pelo prefeito interino Paulo George (PSB) e Cimar Ribeiro.
Em conversa com o Repórter Ceará, Marcondes afirmou que seu grupo político foi traído pelo grupo de Bebeto, que teria barrado o nome de Bruno Jucá tanto para a cabeça de chapa quanto para a vice, horas antes da convenção, contrariando um acordo previamente firmado na aliança. Segundo o ex-gestor, o episódio o levou, inicialmente, a cogitar ficar totalmente fora da disputa eleitoral em Choró. A decisão, no entanto, mudou após dois telefonemas e uma conversa com Bruno.
Marcondes relatou que recebeu uma ligação do irmão questionando se ele aceitaria conversar com Delmiro, ao que respondeu positivamente. Em seguida, Delmiro o procurou por telefone e fez o convite para que deixassem as divergências de lado e dividissem o palanque em Choró, com o objetivo de chegar à Prefeitura. Em um primeiro momento, Marcondes recusou a proposta, mas voltou atrás após dialogar com Bruno Jucá.
Segundo Marcondes, toda a família Jucá irá apoiar o candidato do PT. Na conversa com o Repórter Ceará, o ex-prefeito afirmou ainda que até os animais de sua fazenda “são Delmiro”.
A população de Choró vai às urnas no dia 1º de março para eleger o novo prefeito e o vice-prefeito. A eleição é considerada complexa por lideranças do município e da região e, agora, ganha um novo ingrediente: um cabo de guerra político entre a família Jucá e o grupo de Bebeto Queiroz.
