Mais de 350 pessoas foram capturadas em Fortaleza na tarde desse domingo, 8, durante o primeiro Clássico-Rei de 2026, em decorrência de confrontos entre torcidas. As prisões e apreensões foram resultado de uma atuação ostensiva e integrada das Forças de Segurança vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).
Os suspeitos, conduzidos por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), estão sendo ouvidos em delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e poderão responder por associação criminosa, corrupção de menores, lesão corporal, desacato, desobediência, resistência e tumulto, conforme previsto na Lei Geral do Esporte. Durante as ações, foram apreendidos artefatos explosivos artesanais, socos-ingleses, entorpecentes, ripas de madeira, smartphones, veículos e outros materiais ilícitos, que foram apresentados às autoridades policiais. As operações contaram ainda com apoio da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).
No bairro Edson Queiroz, na Área Integrada de Segurança Pública 19 (AIS 19), equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) conduziram 184 pessoas, sendo 103 adultos e 81 adolescentes, integrantes de ambas as torcidas à Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), vinculada ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Com o grupo, foram encontrados socos-ingleses, rojões, balaclavas, entorpecentes, smartphones, isqueiros e artefatos explosivos artesanais, entre outros objetos.
No bairro Vila Velha, o Comando Tático Motorizado (Cotam) também interveio em um conflito e conduziu 165 envolvidos para a Draco. Conforme a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, três pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento médico.
Já na região do Passaré, equipes do CPRaio conduziram oito adultos ao 13º Distrito Policial, onde foram autuados por associação criminosa e tumulto. Com eles, a polícia apreendeu um artefato explosivo artesanal, uma ripa de madeira, maconha, smartphones, além de uma motocicleta e um carro.
Durante o desdobramento das ocorrências, o CPRaio ainda capturou um adolescente e um adulto no bairro Bom Jardim, também envolvidos em brigas entre torcedores. No Passaré, outro homem foi detido após ser flagrado transportando três artefatos explosivos artesanais em um veículo.
