Home Geral Ceará registra chuvas intensas em mais de 130 municípios nas últimas horas

Ceará registra chuvas intensas em mais de 130 municípios nas últimas horas

O maior acumulado foi observado em Ipaporanga, na região da Ibiapaba, com 135 milímetros, seguido por Ipueiras, também na Ibiapaba, com 123,3 mm

Foto: Diego Linhares/Arquivo pessoal

O Ceará registrou precipitações em 133 municípios nas últimas 24 horas, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior acumulado foi observado em Ipaporanga, na região da Ibiapaba, com 135 milímetros, seguido por Ipueiras, também na Ibiapaba, com 123,3 mm.

Outros municípios com altos volumes de chuva foram:

Ararendá (Posto: Ararendá): 120,5 mm
São Benedito (Posto: São Benedito): 105 mm
Piquet Carneiro (Posto: Piquet Carneiro): 92 mm
Quixeramobim (Posto: Uruquê): 91 mm
Mombaça (Posto: Fazenda Iemem): 87 mm
Meruoca (Posto: Camilos): 86 mm
Cedro (Posto: Várzea da Conceição): 85 mm
Crateús (Posto: Belém): 85 mm

Previsão para os próximos dias

Entre domingo, 15, e terça-feira, 17, a Funceme prevê que os maiores acumulados devem se concentrar no sul e oeste do estado, abrangendo as regiões do Cariri, Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribana e Ibiapaba. Nessas áreas, as chuvas devem ocorrer de forma mais abrangente, com intensidade variando de fraca a forte, principalmente nos períodos da noite e madrugada. Já nas demais regiões, os registros serão mais isolados e passageiros, com intensidade de fraca a moderada.

O céu deve permanecer encoberto nas áreas com maior potencial de chuva, enquanto nas outras macrorregiões haverá maior variação de nebulosidade, entre nublado e poucas nuvens.

Causas meteorológicas

As chuvas estão associadas principalmente à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste brasileiro. Além disso, há influência de instabilidades vindas do oceano, somadas a fatores locais como temperatura, umidade, relevo e o fluxo de ventos de nordeste.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile