A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza encaminhou, nessa sexta-feira, 10, um pedido formal à Secretaria Municipal do Turismo para que seja suspensa a participação do cantor Amado Batista nas comemorações dos 300 anos da capital.
Segundo a programação oficial, o artista está previsto para se apresentar no palco do Jangurussu, às 20h45 do domingo, 12, em um show de quase duas horas.
No documento, a presidente da comissão, vereadora Adriana Gerônimo, argumenta que o músico foi incluído recentemente na chamada “lista suja” do trabalho escravo, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O órgão registrou duas autuações contra propriedades ligadas a Batista em Goianápolis (GO), envolvendo 14 trabalhadores em 2024.
A parlamentar lembrou que desde 2017 há legislação municipal que impede a concessão de alvarás e licenças a empresas flagradas em práticas de trabalho escravo, e defendeu que o mesmo princípio deve valer para artistas responsabilizados por violações semelhantes.
Além da suspensão da apresentação, Adriana solicitou que a Prefeitura explique publicamente os motivos da decisão, como forma de reforçar o compromisso da administração com os direitos humanos.
Programação do aniversário de Fortaleza no domingo, 12
Aterrinho da Praia de Iracema
- 18h: Marcos Lessa
- 19h30: Alcione
- 21h20: Alexandre Pires
- 23h10: Simone Mendes
- 01h05: Nattan
- 03h10: Superbanda
Granja Portugal
- 18h: Dipas
- 19h15: Laninha Show
- 20h45: Rey Vaqueiro
- 22h40: Felipe Amorim
Jangurussu
- 18h: Os Transacionais
- 19h15: Diego Facó
- 20h45: Amado Batista
- 22h40: Zé Vaqueiro
