As forças de segurança do Ceará chegaram ao terceiro cearense preso na Bolívia em apenas cinco dias, durante operações integradas de combate ao crime organizado. A prisão mais recente aconteceu na cidade de Cobija, nessa quinta-feira, 14, e teve como alvo um homem de 23 anos investigado por atuação em uma organização criminosa ligada a crimes em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Segundo a Polícia Civil do Estado do Ceará, o suspeito foi localizado após trabalho de inteligência cibernética, monitoramento de dados e troca de informações com a Polícia Civil do Acre e a polícia boliviana. As investigações foram conduzidas pela 1ª Seccional de Caucaia e pela Delegacia Regional de Iguatu.
O homem, que possui antecedentes por homicídio e porte ilegal de arma de fogo, foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva por integrar organização criminosa. Conforme a investigação, ele teria participação em diversos crimes registrados em Caucaia.
No momento da abordagem, o suspeito apresentou outro nome aos agentes. Após a captura, ele ficou sob custódia da polícia boliviana e foi entregue à Polícia Civil do Acre. O recambiamento para o Ceará está em andamento.
A prisão foi anunciada pelo governador Elmano de Freitas nas redes sociais. Segundo ele, a ação contou com apoio da polícia acreana e das forças de segurança da Bolívia.
Com a nova captura, sobe para três o número de cearenses presos em território boliviano nesta semana. No último domingo, 10, dois homens apontados pelas investigações como chefes da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) foram localizados em uma chácara na cidade de Santa Cruz de La Sierra.
Os presos foram identificados como Felipe Anderson Pinho de Sousa, de 32 anos, e Gleison Gomes de Oliveira, de 30 anos. Segundo a investigação, os dois faziam a segurança de integrantes ligados ao narcotraficante uruguaio Sebastian Marset, considerado um dos fugitivos mais procurados pela agência antidrogas dos Estados Unidos antes de ser capturado em março deste ano.
Durante a operação em Santa Cruz de La Sierra, os agentes apreenderam 21 armas, incluindo 15 fuzis, carabinas e pistolas. Também foram encontrados drogas, cerca de 150 mil dólares, veículos, celulares e fardamentos da polícia boliviana. Dois bolivianos foram presos na ação.
As investigações apontam que Felipe e Gleison eram suspeitos de enviar armas para cidades como Itapipoca, Ibiapina, Tianguá, Meruoca, Itapajé, Sobral, Trairi, Tauá e Guaramiranga, além de bairros de Fortaleza.
De acordo com o secretário da Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, os suspeitos também seriam responsáveis por ordenar crimes na região Norte do estado, principalmente em Itapipoca e municípios vizinhos.
Ainda segundo o secretário, Felipe Anderson teria rompido a tornozeleira eletrônica antes de fugir do país no início deste ano. As forças de segurança afirmam que a dupla já vinha sendo monitorada.
As ações tiveram participação das polícias Civil e Militar do Ceará, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/CE), da polícia boliviana e da Polícia Federal, por meio do oficialato de ligação em Santa Cruz de La Sierra.
