Sempre defendi a formação tecnológica como política pública permanente. É uma visão que se consolida ao pensarmos nas grandes transformações do século XXI. Com todas as mudanças advindas da globalização, capacitar nossa garotada para acompanhar ou inovar a partir desse cenário deve ser prioridade de todo gestor conectado com a nova agenda educacional. Por isso, me entusiasmei ao saber que o Ceará vai sair na frente novamente.
Será lançado hoje, 18/04, o Projeto C-Jovem, com a meta de capacitar, em até cinco anos, 100 mil jovens no desenvolvimento de tecnologias. A iniciativa, que reúne Governo do Ceará, Instituições de Ensino Superior e empresas do setor, nasce diante da necessidade de profissionais para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Na primeira etapa, o projeto-piloto na rede pública estadual de ensino capacitará 214 professores e 4.358 alunos dos cursos técnicos em Rede de Computadores e em Informática de 109 Escolas Estaduais de Educação Profissional.
Com essa iniciativa, o Estado estará preparado para receber grandes empresas do setor de tecnologia e, mais importante, poderá gerar emprego e renda de qualidade para milhares de famílias. Estarei ao lado da governadora Izolda Cela nesse momento que será um divisor de águas para uma geração de jovens!
Acrísio Sena
Deputado estadual (PT-CE) e vice-presidente da Comissão de Educação da ALECE
Parabéns pelo empenho de um Ceará com mais tecnologia, parabéns aos jovens pela oportunidade de ser capaz