O Ceará tem maior probabilidade de chuvas acima e dentro da média no trimestre de março a maio de 2023, segundo prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta sexta-feira, 17.
Conforme o estudo, as probabilidades são de 40% para precipitações acima da normalidade, 40% em torno dela e 20% para chuvas abaixo da média climatológica. O prognóstico continua indicando alta variabilidade espacial e temporal na distribuição das chuvas no Estado.
O cenário previsto é resultado de modelos climáticos globais e regionais e com base em análises dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala, os quais indicam, no oceano Pacífico equatorial central e leste, condições que caracterizam o fenômeno La Niña de fraca intensidade.
No oceano Atlântico tropical, observam-se anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) em áreas próximas à costa da África, além de predomínio de temperaturas em torno da média próximo à região equatorial. A análise do dipolo do Atlântico tropical indica um valor próximo a neutralidade. Vale salientar aqui que, a ocorrência de um forte aquecimento observado no Atlântico tropical norte em relação a janeiro.
Para o trimestre março, abril e maio (MAM), condições neutras na parte central do Pacífico equatorial, mas, indicam aquecimento na porção leste desse oceano. Já para o segundo semestre, esses modelos mostram tendência de aquecimento no Pacífico equatorial que se confirmadas, poderão configurar condições propícias para a formação do fenômeno El Niño no final de 2023 e início de 2024.
Repórter Ceará




