Produtores de leite de Banabuiú, no Sertão Central, estão sendo prejudicados pela falta de energia elétrica que atinge comunidades da zona rural do município. O Repórter Ceará conversou com moradores da localidade de Capão do Maxixe, que há três dias está sem a oferta do serviço.
De acordo com uma produtora local, identificada como Sara Lopes, a Enel Distribuição Ceará, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Estado, estabelece um horário como prazo para que o serviço seja normalizado, mas a empresa não soluciona o problema.
“Isso vem acontecendo há muito tempo. Não é a primeira vez que temos prejuízos. A gente paga mais de R$ 2 mil em energia e acontece um negócio desses. Ano passado perdemos as contas de quantos bezerros morreram por falta de energia. Hoje as vacas amanheceram doentes lá em casa, além dos bezerros, por conta da quantidade de leite que estão tomando das vacas ser grande, e eles não estão acostumados a tomar essa quantidade e adoecem”, relatou.
Ainda conforme a moradora, funcionários da Enel foram até a localidade nessa segunda-feira, 20, mas religaram a energia de apenas três residências, enquanto o resto da comunidade continuou sem. “Eles disseram que não iam religar porque já tinha vindo outra equipe. Mas a outra equipe que veio disse que não ia religar porque precisava entregar o carro, pois já estava chegando no horário”.
“Você tem prejuízo de ração, de leite, de medicamento, os bichos morrem. A Enel vai pagar esses prejuízos?”
Sara destacou, ainda, que do último sábado, 18, até essa segunda-feira foram perdidos cerca de 700 litros de leite só da produtividade de sua residência. O tio do seu pai, que também é produtor, de acordo com Sara, perdeu cerca de mil litros de leite.
Outra comunidade que também sofre com problemas de falta de energia elétrica é Muriá, também na zona rural de Banabuiú.
“Falta energia quase todos os dias. Eu vou trabalhar, chego lá e não tem energia. O povo tudo preocupado. Praticamente todos os dias. Como é que um negócio é desse jeito?”, indagou Sara.
A Enel tem sido alvo, nos últimos meses, de críticas pela péssima qualidade do serviço ofertado em todo o Estado.
Veja o vídeo clicando AQUI.
Repórter Ceará