Fomentar as culturas indígenas pelos municípios do Sertão Central. Esse é o objetivo do III Abril Indígena: Cultura e Tecnologias Ancestrais, nos dias 26 a 28 de abril de 2023. Com atividades na Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o evento é uma parceria da Casa de Saberes com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Essa ação busca fortalecer e ampliar a valorização das culturas indígenas do Ceará, além de consolidar a institucionalidade e parceria com as instituições de ensino e sociedade civil organizada
Serão ofertadas formações, palestras e mesas redondas, além de atrações musicais e oficinas artísticas, em uma programação diversa pautada pelas temáticas das artes, da arquitetura e do design ancestral, com professores do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Laboratório de Cultura Ancestral, do IFCE, e do DigiCult (Estudos e Pesquisas em Direito Digital e Direitos Culturais), da UFC.
A ação é realização da Rede de Cultura Afro-brasileira e Indígena do Sertão Central, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá; da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Quixadá; do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI-IFCE) – Campus Quixadá; da Casa de Antônio Conselheiro e Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com Instituto Dragão do Mar (IDM).
Programação
Na abertura do evento, será realizada a oficina “Os Grafismos e Pinturas Indígenas”, com a artista Merremii Karão Jaguaribara, que nos apresenta a importância do modo de ser e estar dos povos originários e a diversidade cultural do Ceará. Na ocasião, será discutida a representatividade indígena, abordando estratégias para possibilitar uma sociedade comunitária e contribuindo para a inclusão social, retirando os preconceitos existentes referente às expressões artísticas e culturais dos povos originários.
No campo das artes, o evento apresentará uma oficina de fotografia sobre Povos Indígenas do Sertão Central, durante a vivência arqueológica sobre pedra lascada, e atrações musicais com artistas cearenses que dialogam com a Cultura Indígena. As atividades buscam despertar o interesse de toda a comunidade e contam com a participação de estudantes universitários, pesquisadores e professores.
O encerramento será com o grupo de coco da Dona Geralda, que surge como homenagem a uma mestra brincante das manifestações populares do povoado do Saco Verde, no município de Tururu. Dentro dessa riqueza herdada por Dona Geralda, o grupo vem trazendo toda a encantaria das matas no coco de toré e nos versos do vento, que percorrem toda a identidade do povo cearense. O grupo surge nesse movimento para usar a brincadeira como uma forma de ferramenta social, para lutar e fortalecer suas causas dentro do processo educacional, através da arte educação. O repertório apresentado pelo grupo aborda vivências e autoconhecimento do coco do litoral e do sertão, trazendo assim uma diversidade de sotaques de vários povos e comunidades que cultivam essa brincadeira.
Serviço
III Abril Indígenas – Cultura e Tecnologias Ancestrais
link para inscrição
26 de abril
Oficina de pinturas corporais, com Merremii Karão
Horário: 14h às 17h
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
Roda de Conversa: Arte e educação indígenas, com Joyce Custódio e Aterlane Martins
Horário: 18h30 às 20h30
Local: IFCE campus de Quixadá
27 de abril
Vivência: Produção de artefatos e pedra lascada e polida, com Tertuliano Melo Neto
Horário: 14h às 17h
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
Roda de conversa: Vestígios arqueológicos e genealogias dos povos originários no Sertão
Central, com Tertuliano Melo Neto, Roberto Bonfim e Carlos César
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
28 de abril
Roda de conversa: Design e arquitetura decolonial, com Cláudia Marinho e Levi Teixeira
Horário: 13h30 às 15h30
Local: UFC campus de Quixadá
Meditação ancestral: a trilha dos encantados, com Levi Teixeira e Ronald Teixeira
Horário: 19h às 20h
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
Apresentação Musical – Coco da Dona Geralda
Horário: a partir das 20h
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
Repórter Ceará (Foto: Iago Barreto Soares)




