A Capela da Senhora Santa Ana, situada no centro de Quixeramobim – Ceará, foi construída as custas do bacharel em direito Francisco de Assis Bezerra de Menezes, em homenagem a sua mãe – Ana Bezerra de Menezes -, para a qual ele encomendou uma imagem de Santa Ana, em tamanho natural, feita na Itália.
Ao falecer, em Baturité no ano de 1878, as obras da Capela ainda não estavam concluídas e a missão foi assumida pelo filho, conhecido como Dr. Bezerrinha.
Francisco de Assis Bezerra de Menezes, natural de Jaguaretama, estudou direito em Olinda – Pernambuco e iniciou os trabalhos como juiz em 1838. Exerceu a função em várias partes do Ceará – Crato, Riacho do Sangue, Quixeramobim, Granja, Fortaleza e ainda na Província do Pará; também atuou como deputado provincial e desembargador. O irmão, José Jacintho Bezerra de Menezes, foi vigário interino de Quixeramobim; o avô materno, Antônio Bezerra de Sousa e Menezes participou da Confederação do Equador; o primo, Adolfo Menezes de Bezerra Cavalcanti, ficou conhecido como “Médico dos pobres” e se destacou como divulgador do Espiritismo no Brasil.
Foto: Reprodução