A rede pública estadual cearense conseguiu classificar 18 equipes para a etapa final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos próximos dias 24 e 25 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. A edição de 2024 da ONHB contou com número recorde de inscritos, com 51,2 mil grupos. A participação ocorre em equipes formadas por um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio de escolas públicas e particulares.
As 18 equipes da rede estadual são provenientes de 15 unidades de ensino: Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Antônio Geraldo de Lima (2), EEMTI Albaniza Rocha Sarasate (1), Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Francisca Castro de Mesquita (1), EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira (1), EEEP Deputado José Walfrido Monteiro (1), 4º Colégio da Policia Militar do Ceará Ministro Jarbas Passarinho (2), Escola de Ensino Médio (EEM) Doutor César Cals (1), Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (1), Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Parque Presidente Vargas (2), EEFM Dona Júlia Alves Pessoa (1), EEEP Doutor Salomão Alves de Moura (1), EEMTI Casimiro Leite de Oliveira (1); EEEP Aderson Borges de Carvalho (1), EEM Joaquim Magalhães (1), e EEEP Antônia Nedina Onofre de Paiva (1).
A ONHB possui seis fases online que foram realizadas entre maio e junho. Com um formato original, cada etapa da Olimpíada tem uma semana de duração e prevê questões de múltipla escolha e realização de tarefas. A proposta é que as equipes pesquisem e discutam as questões apresentadas, tendo assim, a oportunidade de aprender durante a participação.
Para a fase final, as equipes finalistas realizarão uma prova dissertativa no sábado (24/8) e, no domingo (25/8), participarão de uma cerimônia de premiação onde serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze.
Na final, estudantes que tiverem interesse poderão fazer uma “Prova Individual”, para a qual devem se inscrever. De acordo com o desempenho e caso venham a ser medalhistas junto com suas equipes, estarão aptos a participar do edital “Vagas Olímpicas” da Unicamp e concorrer a vaga no curso de graduação em História da Universidade, sem a realização do vestibular.
Uma novidade nesta edição é a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior, do CNPq, para estudantes de escolas públicas que tiverem participado da ONHB. Os alunos serão selecionados de acordo com os critérios estabelecidos pelo CNPq. As bolsas têm valor de R$ 300,00 mensais e duração de 12 meses. Como contrapartida, os contemplados deverão participar de, ao menos, um dos projetos da ONHB realizados em 2024 e 2025.