Home Terezinha Oliveira O “Sempre Sucesso”: a vitrine das belas canções

O “Sempre Sucesso”: a vitrine das belas canções

Em Quixeramobim, o Sistema Maior de Comunicação, através da Campo Maior AM, Canudos FM e a SerTão TV, leva a seu público programação musical variada

Foto: Arquivo/SMC

Desde o surgimento do Rádio no Brasil, a música fez parte das grades de programação das emissoras. Cantores, cantoras e músicos integravam o elenco dessas unidades e eram apresentados em seus programas, alguns em auditórios lotados. Nas residências a família se reunia em torno dos aparelhos de rádio para a audição dos programas. Nesse contexto as emissoras de rádio contribuíam de forma decisiva na consecução do mencionado propósito, qual seja, apresentar as canções ao grande público. Desse modo as canções e seus intérpretes se tornavam conhecidos por moradores de outras regiões, gerando o interesse em obter os discos gravados com as melodias preferidas. Ainda hoje o rádio mantém sua importância no âmbito dos noticiosos e das canções uma vez que a internet facilita o alcance radiofônico para longas distâncias a custo acessível às várias faixas de renda.

Em Quixeramobim, o Sistema Maior de Comunicação, através da Campo Maior AM, Canudos FM e a SerTão TV, leva a seu público programação musical variada. A SerTão TV abre espaço para os talentos da região no “Amigos da Música” e a Canudos FM tem programas com diversificados ritmos. Na Campo Maior, a sanfona tem largo espaço em dois programas nos finais de semana.

É na Rádio Campo Maior AM 840 que as manhãs de sábado começam com um desfile de canções brasileiras de várias décadas e ocasionalmente algumas internacionais perpetuadas pela beleza. Bom gosto é a tônica do “SEMPRE SUCESSO’, programa que teve início em 1999 sob a “batuta” do “Mestre” José Artur Costa. Desde o ano de 2018 sou responsável pela locução e o roteiro que se propõe a trazer os grandes sucessos que fazem recordar décadas passadas, bem como outras composições mais recentes. As três horas desse Programa (05h às 08h) são divididas em blocos temáticos: “Tocando o Nordeste”, “Sua História – Sua Música”, finalizando com o “Sucesso de Sempre”.

Invariavelmente é Luiz Gonzaga quem abre o “Tocando o Nordeste”; em seguida vem Dominguinhos, Marinês, Jackson do Pandeiro e também Elba, Alceu, os “Flávios” e os “Nandos”, Moraes, Gil e tantos outros nordestinos com seus vários ritmos.

O segundo bloco – “Sua História – Sua Música” traz a síntese do perfil daquele ou aquela artista em destaque, seja cantor ou cantora, compositor ou compositora. Nomes como Noel Rosa, Ari Barroso, Lupicínio Rodrigues, Herivelton Martins, Jair Amorim, Evaldo Gouveia, Adelino Moreira, Erasmo Carlos e muitos outros sempre estão na pauta. Por seus ricos repertórios é difícil selecionar apenas 14 a 16 canções. Esse impasse se repete em relação aos intérpretes desde os sambistas como Roberto Silva, Ciro Monteiro, Elza Soares, Dª Ivone Lara, Beth Carvalho, Clara Nunes, aos românticos Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Ângela Mª Lúcio Alves, Anísio Silva, Núbia Lafayette, Dalva, Simone, Joanna e muita gente que encantam o grande público. A Jovem Guarda tem participações de nomes como Demétrius, Jerry Adriani, Robero, Wanderléa, Rosemery, os Vips, Leno e Lilian, Carlos Gonzaga e muitos outros como Sérgio Murilo, Cely e Tony Campelo e tantos mais.

O “Sucesso de Sempre” é bem eclético envolvendo épocas e ritmos variados como composições de Pixinguinha, Ataulfo Alves, Tom Jobim, Chico Buarque, e ainda Sueli Costa, Roberta Miranda etc. Entre os cantores/cantoras participam grupos como MPB4, Quarteto em Cy, The Fevers, Roupa Nova e outros. Portanto é uma mistura brasileira refinada que vem agradando ao público.

Quem ainda não sabia desse trabalho que se destina às pessoas de bom gosto sintonize a nossa Rádio Campo Maior AM 840 e aprecie o “SEMPRE SUCESSO”.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here