Na manhã desta sexta-feira, 30, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em municípios do Ceará e Rio Grande do Norte no âmbito das investigações sobre um esquema de alteração fraudulenta de certidões de casamento que buscava obter benefícios previdenciários de salário-maternidade de forma ilícita.
De acordo com a corporação, foram expedidos seis mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em Juazeiro do Norte e Caririaçu, no Cariri cearense, e em Açú e Pau dos Ferros, no RN.
A PF, nas investigações, identificou que um único advogado atuava como procurador em diversos pedidos de benefícios e que a profissão dos cônjuges era alterada para ‘agricultor’, a fim de permitir que passassem a receber auxílios da categoria.
Os mandados cumpridos hoje integram a operação Deméter e o objetivo da Polícia Federal é colher elementos probatórios para a conclusão das investigações policiais, além de interromper as fraudes e evitar o desvio de recursos públicos destinados à subsistência de trabalhadores rurais.
Entre os crimes tipificados pela PF nesse caso estão os de lavagem de dinheiro, organização criminosa e estelionato previdenciário na modalidade tentada.