Home Entretenimento Filme produzido pelo Núcleo de Documentários da SerTão TV participa de 1º...

Filme produzido pelo Núcleo de Documentários da SerTão TV participa de 1º Festival de Cinema de Quixeramobim

O curta-documentário conta a história do quixeramobinense Luiz Paulo do Acordeon, considerado um dos maiores sanfoneiros da região

Foto: Reprodução/SerTão TV

A Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, no Sertão Central, será palco do 1º Festival de Cinema de Quixeramobim – Tamarineiras, uma celebração da produção audiovisual local. O evento, que acontece nos dias 13 e 14 de dezembro (sexta-feira e sábado), a partir das 18h, tem como objetivo aproximar o público de uma programação diversificada que destaca talentos do sertão e a força da arte que nasce no interior. A programação é gratuita.

Entre as produções que serão exibidas está o ‘Puxa o Fole II‘, do Núcleo de Documentários da SerTão TV. O curta-documentário conta a história do quixeramobinense Luiz Paulo do Acordeon, considerado um dos maiores sanfoneiros da região. Sua exibição acontecerá no sábado, 14.

O festival traz como uma das atrações a Mostra Competitiva do Audiovisual Quixeramobinense, apresentando obras locais premiadas pela Lei Paulo Gustavo. Os filmes disputarão os troféus de Melhor Filme pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular, proporcionando ao público uma experiência interativa.

Programação completa:

Sexta-feira, 13 de dezembro
Das 18h às 21h, o público poderá assistir a produções que trazem como foco a diversidade de histórias e olhares do sertão, com obras como:

  • Damas de Barro (luk1nh4z)
  • Laroiê Exu (Sara Sousa)
  • Lebaraxé – A mulher medicina e o empoderamento nas encruzilhadas do Sertão (Roberta Níveax)
  • Volte, meu bem (Amanda Pedrosa)
  • Onde Nascem os Bravos (Daniell Abrew)

Sábado, 14 de dezembro
Das 18h às 20h, a programação continua com mais filmes que refletem a riqueza cultural da região, incluindo:

  • A bola, o Trem e o Rádio (Elistênio Alves)
  • Escrever com a luz – Histórias da ponte pra cá (Elen Andrade)
  • Galdino (Marcela Simão)
  • Puxa o Fole II (Amanda Magalhães)
  • Terraiz – Entrevista com dona Chica (Rúben José)

Logo em seguida acontecerá a pré-estreia do documentário coletivo “Felicidade é uma cidade pequenina”, às 20h, resultado do talento de alunos e alunas do Programa de Formação em Audiovisual de Quixeramobim realizado por Paulo Benevides, com direção de André Persi, cinematografia de Cesar Rabelo e edição de Carlos Chagas Costa, o documentário celebra o processo formativo e as vozes dos artistas locais.

Para encerrar, das 21h às 23h, o festival promove uma Cerimônia de Encerramento com homenagens, premiações e um show especial com David Rabelo e outros convidados e convidadas, garantindo um desfecho emocionante!

1º Festival de Cinema de Quixeramobim – Tamarineiras é uma realização da Associação dos Produtores e Empreendedores Culturais do Estado do Ceará – PRODUCE, com produção da PROPONO Consultoria Cultural, em parceria com a Casa de Antônio Conselheiro, que é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. O festival conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Quixeramobim e da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio dos recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Assista Puxa o Fole II:

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here