Home Tempo La Niña, fenômeno que favorece chuvas no Ceará, deve ser fraca e...

La Niña, fenômeno que favorece chuvas no Ceará, deve ser fraca e de curta duração

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), há 55% de chance de La Niña se desenvolver entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025

Foto: David Einstein

Com a aproximação da quadra chuvosa cearense de 2025 (fevereiro a maio), os órgãos de meteorologia observam as condições climáticas para a ocorrência de chuvas no Estado. Entre os fenômenos que podem favorecer as precipitações no Ceará está a La Niña.

Caracterizada pelo resfriamento das temperaturas da superfície do oceano na região central e oriental do Pacífico Equatorial, La Niña é um evento contrário ao El Niño. O resfriamento das águas do Pacífico é acompanhado de alterações na circulação atmosférica, como ventos, pressão e padrões de chuva.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), há 55% de chance de La Niña se desenvolver entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. Porém, é esperado que o fenômeno seja relativamente fraco e de curta duração.

A porção do Pacífico onde ocorre o fenômeno deve retornar às condições neutras – nem La Niña, nem El Niño – entre fevereiro e abril de 2025.

Conforme a OMM, mesmo com a previsão de La Niña, o evento climático não será suficiente para reverter o aquecimento global das atividades humanas. A Organização ainda ressalta que o ano de 2024 deve ser o mais quente já registrado na história.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here