O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Raimundo Nonato Silva Santos, permitiu que o prefeito reeleito de Santa Quitéria, na Região Norte do Ceará, José Braga Barrozo (PSB), o Braguinha, cumpra prisão domiciliar, a pedido da defesa do gestor. A informação é do Diário do Nordeste.
Braguinha foi preso em 1º de janeiro, pelas polícias Civil e Federal, momentos antes de sua posse. Ele é investigado por suposto envolvimento com facção criminosa.
A defesa do prefeito, no pedido de prisão domiciliar, apresentou atestados médicos de que Braguinha tem uma deficiência física – uma perna amputada, com uso de prótese – e cardiopatias.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou contra a concessão da prisão domiciliar.
Caso o prefeito reeleito tivesse o pedido negado, ele poderia ser transferido para o Quartel da 4ª Companhia, do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, no Conjunto Prefeito José Walter. O MPE não se opôs a transferência, porém, o presidente do TRE-CE destacou, na decisão, que de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o local “não oferece espaço com condições para receber o custodiado”. Por isso foi concedida a prisão domiciliar.