Às vésperas do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT), que acontece neste domingo, 6, a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), expressou preocupação com o momento atual vivido pela legenda no Ceará. Ela questionou a recente onda de filiações registradas no estado e alertou para um cenário de incerteza sobre a identidade que o partido assumirá após o pleito interno.
“Ninguém sabe que PT vai sair das urnas do PED”, afirmou Luizianne, em entrevista concedida à jornalista Beatriz Matos, do Diário do Nordeste. A declaração faz referência à campanha nacional de filiação promovida pelo partido entre dezembro e fevereiro, que resultou em 341 mil novos inscritos em todo o país. O Ceará se destacou como o segundo estado com maior número de filiações, com mais de 39 mil novos registros, atrás apenas do Rio de Janeiro. Em Fortaleza, segundo a parlamentar, foram mais de 15 mil filiações em apenas quatro meses, o equivalente ao que o partido alcançou em oito anos durante sua gestão na prefeitura da capital.
Para Luizianne, esse crescimento acelerado não representa uma ampliação natural da militância, mas sim uma estratégia de força eleitoral interna. “Isso solapa o PT como instrumento de luta da classe trabalhadora. Passa a ser um partido como outro qualquer, usado para interesses imediatos”, criticou. Segundo ela, o movimento foi articulado por figuras com influência em estruturas de governo, com objetivo de manipular a correlação de forças internas.
Apesar das críticas, Luizianne ainda vê espaço para reconstrução e unidade. “É sempre possível brigar, mas também é possível fazer acordo”, ponderou.