Os candidatos interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até 23h59 desta terça-feira (8), horário de Brasília, para fazer o pedido. A solicitação deve ser realizada exclusivamente por meio do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame, utilizando o login da conta Gov.br.
A taxa única de inscrição é de R$ 70, tanto para cargos de nível médio quanto de nível superior, e o pagamento poderá ser feito até 21 de julho. A solicitação de gratuidade deve ser feita no ato da inscrição, com a devida apresentação de documentos comprobatórios, conforme a situação de cada candidato.
Quem pode pedir isenção da taxa
Segundo o edital do CNU 2025, têm direito à isenção da taxa:
- Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Doadores voluntários de medula óssea, em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
- Bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação;
- Estudantes com financiamento do curso superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A participação anterior em programas sociais ou a isenção em concursos anteriores não garante o benefício automaticamente nesta edição. Além disso, candidatos que fornecerem informações falsas estarão sujeitos à eliminação do concurso e responsabilização judicial.
Como enviar a documentação
No caso de doadores de medula óssea, por exemplo, é necessário anexar documento de identidade com foto e comprovante da doação, com data, assinatura e identificação legível do responsável pela entidade emissora. Também são aceitos cartão ou certidão de doador emitidos por órgãos reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
A documentação deve ser anexada no sistema de inscrição em formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5MB. A FGV informa que não serão aceitos documentos enviados por e-mail, correio, fax ou entregues presencialmente, tampouco no dia da prova.
Uma retificação recente no edital dispensou os inscritos no CadÚnico da obrigatoriedade de preencher o Número de Identificação Social (NIS) no momento da solicitação.
O CNU 2025, apelidado de “Enem dos Concursos”, busca unificar o processo seletivo para diversos órgãos do governo federal. A prova está prevista para acontecer ainda neste segundo semestre.