Home Cultura Casa do Conselheiro prorroga inscrições do edital “Degenerado Tibira – Edição Quixeramobim”

Casa do Conselheiro prorroga inscrições do edital “Degenerado Tibira – Edição Quixeramobim”

A chamada integra a exposição Degenerado Tibira, que será realizada em outubro na Casa de Antônio Conselheiro, com curadoria de Eduardo Bruno e Waldírio Castro, da Plataforma Imaginários

Foto: Arquivo/Casa do Conselheiro

A Casa de Antônio Conselheiro prorrogou o prazo de inscrições da chamada pública do edital “Degenerado Tibira – Edição Quixeramobim” para seleção de artistas LGBTQIAPN+ do Sertão Central do Ceará. Agora, as propostas podem ser enviadas até o próximo domingo, 20.

A chamada integra a exposição Degenerado Tibira, que será realizada em outubro na Casa de Antônio Conselheiro, com curadoria de Eduardo Bruno e Waldírio Castro, da Plataforma Imaginários. A mostra reúne obras que afirmam a vida, o desejo e a força criadora de corpos historicamente marginalizados, a partir da memória de Tibira do Maranhão.

Serão selecionadas até cinco obras nas linguagens de artes visuais e performance, que dialoguem com temas como resistência, ancestralidade, religiosidade, corporalidades e reimaginação do mundo a partir das margens.

Quem pode participar?

Podem participar artistas LGBTQIAPN+, nascidos ou residentes há pelo menos dois anos em municípios do Sertão Central do Ceará (Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole); pessoas maiores de 18 anos; e artistas visuais e da performance que dialoguem com os temas propostos pela curadoria.

Para se inscrever, acesso o formulário de inscrição.

Sobre a exposição

A mostra parte da memória de Tibira do Maranhão, indígena tupinambá executado em 1614 sob acusação de sodomia, para reunir obras que afirmam resistência, ancestralidade, religiosidade, corporalidades e modos de reimaginar o mundo a partir das margens.

Em itinerância desde 2023, a exposição já passou por Fortaleza, Belém e Berlim, onde foi a primeira mostra LGBTQIAPN+ a ocupar uma Embaixada Brasileira, e chega agora ao Sertão Central do Ceará com o objetivo de ampliar vozes e narrativas potentes do território.

Para dúvidas ou mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: ascom.cac@idm.org.br.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here