Home Segurança Alex Gardenal é preso novamente em Maranguape

Alex Gardenal é preso novamente em Maranguape

Alex Gardenal acumula uma longa trajetória criminal no estado, marcada por assaltos a bancos e carros-fortes, sequestros e fugas de presídios

Foto: Reprodução

O homem conhecido como Alex Gardenal, apontado pela polícia como um criminoso de alta periculosidade, voltou a ser preso. Alexandre de Sousa Ribeiro, de 49 anos, foi capturado nessa terça-feira, 14, no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, em cumprimento a um mandado de prisão em aberto.

A ação foi coordenada por equipes da Polícia Militar, após informações repassadas pela Subagência de Inteligência (SAI) sobre o paradeiro do foragido. Os agentes cercaram uma residência no bairro Novo Maranguape, onde o suspeito foi localizado. Segundo a PM, o irmão de Alex confirmou aos policiais que ele estava no imóvel.

Além do detido, dois outros homens foram levados para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) para prestar depoimento, mas foram liberados após esclarecimentos. O motivo do novo mandado não foi divulgado pela corporação.

Alex Gardenal acumula uma longa trajetória criminal no estado, marcada por assaltos a bancos e carros-fortes, sequestros e fugas de presídios. Ele ganhou notoriedade no início dos anos 2000, quando foi condenado por envolvimento no roubo de R$ 122 mil de uma agência do Banco do Brasil instalada no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em 2006, voltou a ser destaque policial ao ser apontado como líder do sequestro de uma empresária em Tabuleiro do Norte, mantida refém por cerca de duas semanas. Também foi denunciado por formação de quadrilha e tráfico de drogas, além de ter sido acusado, e posteriormente absolvido, de homicídios contra agentes penitenciários.

Aos 26 anos, Alex já comandava o chamado “consórcio da morte”, grupo criminoso que atuava dentro e fora do sistema prisional. Ao todo, cumpriu mais de 19 anos de pena antes de ser libertado em setembro de 2024. Um ano depois, voltou a ser preso.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here