Nesta quinta-feira, 23, uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina cumpre 15 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão no Ceará contra integrantes de uma organização criminosa especializada em aplicar o golpe do “falso advogado”. No estado, a ofensiva é realizada pela Polícia Civil local em apoio a corporação catarinense.
De acordo com a corporação, além do Ceará, outros dois mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro. Até o início da manhã, quatro pessoas haviam sido presas.
A ofensiva tem o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça, e foi deflagrada após uma vítima de Florianópolis (SC) denunciar ter sido enganada e transferido cerca de R$ 270 mil para os criminosos.
De acordo com as investigações, o grupo usava informações públicas disponíveis no site do Tribunal de Justiça para identificar pessoas que moviam ações judiciais em diferentes estados. De posse dos dados, como nome, telefone e o nome real do advogado da parte, os criminosos se passavam pelos profissionais e entravam em contato com as vítimas por WhatsApp ou redes sociais.
Durante as conversas, os golpistas pediam o pagamento de custas processuais ou taxas supostamente necessárias ao andamento dos processos. Acreditando estarem falando com seus verdadeiros advogados, as vítimas faziam transferências bancárias diretamente para contas controladas pela quadrilha.