O deputado Acrísio Sena (PT) propôs, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nessa quinta-feira, 6, que o Sítio Histórico do Patu, em Senador Pompeu, seja tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, posteriormente, torne-se Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O parlamentar destacou a importância histórica e cultural do local, que foi utilizado como campo de concentração das vítimas da seca de 1932, símbolo de dor e sofrimento. “Estamos falando de uma experiência que não queremos que se repita. Ali houve muitas mortes, sofrimento e humilhação ao povo nordestino, que queria fugir da seca e foi aprisionado”, pontuou.
Segundo Acrísio Sena, o sítio histórico já integra o Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará e precisa ser levado ao Iphan, para ser tombado em âmbito federal, e depois buscar na Unesco o reconhecimento como Patrimônio da Humanidade. “Isso não é uma coisa utópica e pode ser realizado. O local pode passar a ser uma referência de turismo internacional. Vamos ter um momento para realizar uma audiência pública e falar sobre ações voltadas para esse reconhecimento. Temos que destacar essa experiência dos campos de concentração para não voltar a se repetir”, disse.
O deputado informou que, no próximo domingo, 9, “em homenagem àqueles que tombaram nos campos de concentração”, a religiosidade popular realiza a 43ª Caminhada da Seca, em Senador Pompeu. Segundo ele, a caminhada sai do Centro da cidade em direção ao Cemitério da Barragem do Patu, também conhecido como Santuário da Seca. “Lá não tem o nome de ninguém. Existe uma vala comum com mais de mil mortos enterrados, vítimas dos campos de concentração de Senador Pompeu”, ressaltou.
O parlamentar lembrou ser o autor do projeto de lei, de 2021, que incluiu essa caminhada no Roteiro Turístico do Estado, “pela sua destacada relevância cultural, turística e religiosa” e que resgata a história de Senador Pompeu.
Acrísio Sena destacou ainda a importância de usar o lixo a favor do clima. Segundo ele, nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançará o Plano Nacional de Redução e Reciclagem de Resíduos Urbanos, que prevê parceria com prefeituras para transformar lixões em aterros sanitários. “O plano será lançado na COP30, em Belém, e vem ao encontro do que já discutimos aqui no Ceará e das preocupações que o Estado tem para contribuir com a transição energética”, enfatizou.
O deputado Cláudio Pinho (PDT), em aparte, corroborou com a proposta de exploração turística dos campos de concentração de Senador Pompeu e afirmou que isso pode “gerar emprego, renda e, principalmente, conhecimento sobre o histórico de luta do povo nordestino”.




