Hoje, 7 de novembro, é comemorado em todo o Brasil o Dia do Radialista. A data, instituída pela Lei nº 11.327/2006, foi escolhida em homenagem ao nascimento do compositor e radialista Ary Barroso, um dos nomes mais importantes da história do rádio no país, que nasceu em 7 de novembro de 1903.
A data serve para celebrar os profissionais que diariamente levam informação, entretenimento e solidariedade aos lares brasileiros, sobretudo através das ondas do rádio. Em nota, a Associação da Imprensa do Sertão Central (AISC) e o SINDRADIOCE parabenizaram todos os radialistas de Quixadá e da região do Sertão Central.
“A AISC e SINDRADIOCE parabeniza todos os radialistas de Quixadá e Sertão Central pela passagem do Dia do Radialista”, disse a entidade, que também reforçou o papel social desses profissionais. “O radialista precisa ser mais valorizado pela sua importância dentro da sociedade. Ele é o porta-voz daqueles que não têm voz, leva entretenimento, faz corrente de solidariedade e mantém a sociedade bem informada dos acontecimentos do mundo.”
Dupla celebração na imprensa cearense
As comemorações deste 7 de novembro na imprensa cearense vão além do Dia do Radialista. A data também é marcada pelo aniversário de 96 anos de uma das figuras mais emblemáticas do jornalismo regional: a professora Adísia Sá.
Com uma trajetória ímpar, Adísia Sá foi a primeira ombudsman do Nordeste, fundou o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atuou nos maiores jornais do estado, além de ser autora de vários livros especializados na área.
A AISC, juntamente com o Ecossistema de Comunicação Digital FOCO NO ASSUNTO, associou-se às manifestações de carinho pela passagem do aniversário da “matriarca dos meios de comunicação cearense”, que também foi presidente da Associação Cearense de Imprensa – ACI. “Vida longa à nossa rainha do jornalismo cearense”, desejaram.
Assim, o dia fica marcado por uma dupla celebração: o reconhecimento do trabalho essencial dos radialistas e a reverência à longa e produtiva vida de uma jornalista que ajudou a moldar a imprensa no Ceará e no Brasil.
“Radialistas são agentes culturais, vozes da sociedade, defensores dos injustiçados e da verdade. Merecem todo nosso aplauso, respeito e admiração.” (Radialista Wanderley Barbosa)




