Home Esportes Rafael Machado, de Quixeramobim para o mundo: surdoatleta representa o Brasil no...

Rafael Machado, de Quixeramobim para o mundo: surdoatleta representa o Brasil no vôlei de praia nas Surdolimpíadas 2025

Cearense fala sobre desafios da adaptação ao clima e à areia de Tóquio

O cearense Rafael Nogueira Machado, natural de Quixeramobim e atualmente morador de Fortaleza, é integrante da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia e representa o Brasil nas Surdolimpíadas de Verão Tóquio 2025, competição que reúne cerca de 6 mil participantes de até 80 países e segue até o dia 26 de novembro.

Em entrevista exclusiva à Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDSBrasil), Rafael compartilhou os bastidores da preparação intensa e os desafios enfrentados desde a chegada ao Japão. Segundo ele, a adaptação ao clima, bem mais frio que no Brasil, e às características da areia local têm exigido esforço extra.

“É bem diferente, principalmente os treinos. O clima é muito impactante, porque aqui é muito frio. A cultura é outra. Então, até o nosso corpo se adaptar é um grande choque. A areia daqui é mais densa do que a do Brasil, mas nada que a gente não se acostume. A gente treina e se adapta tranquilo”, contou.

As Surdolimpíadas 2025 reúnem 118 atletas brasileiros. Desses, Rafael é um dos representantes que carregam a missão de elevar o nome do Brasil, e do Ceará, no maior palco esportivo do mundo para atletas surdos.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here