Home Política 151 municípios cearenses são premiados com o Selo Alece Conselho Tutelar

151 municípios cearenses são premiados com o Selo Alece Conselho Tutelar

A iniciativa alcançou 952 conselheiros e conselheiras tutelares, responsáveis por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em todos os municípios

Foto: Junior Pio/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na manhã desta terça-feira, 18, a solenidade de entrega do “Selo Alece Conselho Tutelar: Garantindo Direitos”, certificando 151 municípios cearenses pelas boas práticas na proteção à infância e à adolescência. Realizado no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Casa, o evento ocorreu em alusão ao Dia do Conselheiro Tutelar, celebrado hoje, e marca a primeira edição do selo, criado para reconhecer conselhos que desenvolveram ações qualificadas de garantia de direitos.

Para a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, a solenidade é a celebração de um grande pacto em prol da infância e da juventude do Estado, enfatizando que a iniciativa do Legislativo estadual contou com muitas instituições parceiras e com os conselhos tutelares do Ceará.

“Promovemos um curso, uma formação, uma qualificação abordando temas imprescindíveis para a melhor atuação desses profissionais, ao mesmo tempo em que estimulamos a presença deles na escola. Nós estamos muito felizes e muito orgulhosos dos números que alcançamos, premiando aqui mais de 150 municípios”, ressaltou Tainah Marinho Aldigueri.

Confira os municípios contemplados

Ainda segundo Tainah Marinho Aldigueri, “mais do que uma mera premiação, o reconhecimento representa o compromisso permanente de proteger as crianças e os adolescentes”.

Na avaliação da coordenadora técnica do Selo Alece, Erivânia Bernadino, o prêmio está diretamente ligado ao fortalecimento da rede de proteção da infância. A iniciativa alcançou 952 conselheiros e conselheiras tutelares, responsáveis por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em todos os municípios.

“Durante a formação de 40 horas, temas relevantes como anticapacitismo, antirracismo, proteção integral e saúde mental no atendimento a situações de violência foram abordados, preparando esses profissionais para atuar de forma mais estruturada, especialmente no ambiente escolar, considerado o espaço mais estratégico de prevenção”, explicou a coordenadora.

Para Erivânia, valorizar os conselheiros por meio do selo é o reconhecimento de um árduo trabalho. “Os conselheiros são atores, muitas vezes invisíveis, que dia e noite, por 24 horas, estão prontos a atender crianças e adolescentes. Valorizar o conselheiro é fortalecer a proteção da infância e garantir que cada município tenha profissionais preparados para prevenir e enfrentar violações. Esse é o maior presente que a Alece entrega aos municípios cearenses”, assinalou.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here