A Polícia Federal (PF) deflagrou neste domingo, 23, a Operação Profeta, que apura possível fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. A ação teve como alvo Edcley Teixeira, de Sobral, na Região Norte do Ceará, que foi submetido a um mandado de busca e apreensão, segundo informações divulgadas pela TV Globo.
A investigação começou após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, detectar a publicação de um vídeo em plataforma digital com questões muito semelhantes às da prova oficial. O conteúdo teria sido divulgado antes da data prevista para a aplicação do exame.
No dia 11 de novembro, Edcley realizou uma transmissão ao vivo no YouTube, durante a qual exibiu pelo menos cinco questões quase idênticas às que seriam cobradas na prova de Matemática e Ciências da Natureza, programada para o dia 16 de novembro. Algumas dessas questões apresentavam até os mesmos números utilizados pelo Inep no exame.
A PF informou que a operação busca esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção e divulgação indevida do material e verificar eventuais conexões com outros crimes.




