Home Tempo Ceará registra chuva em 34 cidades nas últimas 24 horas, maior número...

Ceará registra chuva em 34 cidades nas últimas 24 horas, maior número em quase dois meses

Crato lidera os registros de precipitação e Funceme aponta aumento de nebulosidade no Ceará

Foto: Emerson Queiroz/Arquivo pessoal

Entre as 7h desta quarta-feira, 17, e as 7h desta quinta-feira, 18, o Ceará registrou chuva em pelo menos 34 municípios, segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Esse é o maior número de cidades com precipitações desde 21 de outubro deste ano, quando 52 municípios tiveram registros de chuva.

Conforme a Funceme, o maior acumulado foi registrado no município do Crato, na Região do Cariri, no posto Sítio Lameiro, com 77 milímetros. Esse também é o maior volume de chuva observado desde 21 de outubro, quando o posto Sítio Bonsucesso, em Jardim, também no Cariri, contabilizou 220 mm em 24 horas.

Na sequência, Missão Velha aparece com o segundo maior acumulado entre a quarta e a quinta-feira, com 49 milímetros.

Confira as 10 maiores precipitações das últimas 24 horas:

  • Crato (Posto: Lameiro) – 77 mm
  • Missão Velha (Posto: Gameleiro de São Sebastião) – 49 mm
  • Crato (Posto: Crato) – 40 mm
  • Crato (Posto: Dom Quintino) – 40 mm
  • Ipueiras (Posto: São José das Lontras) – 40 mm
  • Barbalha (Posto: Barbalha) – 37 mm
  • Juazeiro do Norte (Posto: Juazeiro do Norte) – 37 mm
  • Ipaporanga (Posto: Ipaporanga) – 33 mm
  • Poranga (Posto: Poranga) – 29 mm
  • Jardim (Posto: Serra Boca da Mata) – 26 mm

Previsão do tempo

A Funceme prevê aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas em todo o estado. As condições são influenciadas por áreas de instabilidade associadas ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), localizado sobre o leste do Nordeste brasileiro, próximo à costa da região. Também contribuem para o cenário os efeitos das brisas terrestre e marítima, além da combinação entre temperatura, umidade e relevo.

As temperaturas seguem elevadas no interior do Ceará, com máximas entre 34 °C e 37 °C em municípios das macrorregiões da Jaguaribana, Litoral Norte, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Na faixa litorânea e nas regiões serranas, as máximas variam entre 30 °C e 33 °C. Nas demais áreas, os valores ficam entre 33 °C e 35 °C.

A umidade relativa do ar deve apresentar valores mínimos entre 25% e 40% nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns. Na Ibiapaba, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Litoral do Pecém, os índices variam entre 40% e 50%. Já no Litoral de Fortaleza, a umidade deve se manter acima de 40% ao longo do período.

Os ventos devem soprar de leste-sudeste durante as madrugadas e manhãs, variando para leste-nordeste nas tardes e noites. As rajadas máximas previstas variam entre 40 km/h e 55 km/h, principalmente nas áreas serranas, na região da Jaguaribana e ao longo da faixa litorânea.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here