Entre as 7h desta quarta-feira, 17, e as 7h desta quinta-feira, 18, o Ceará registrou chuva em pelo menos 34 municípios, segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Esse é o maior número de cidades com precipitações desde 21 de outubro deste ano, quando 52 municípios tiveram registros de chuva.
Conforme a Funceme, o maior acumulado foi registrado no município do Crato, na Região do Cariri, no posto Sítio Lameiro, com 77 milímetros. Esse também é o maior volume de chuva observado desde 21 de outubro, quando o posto Sítio Bonsucesso, em Jardim, também no Cariri, contabilizou 220 mm em 24 horas.
Na sequência, Missão Velha aparece com o segundo maior acumulado entre a quarta e a quinta-feira, com 49 milímetros.
Confira as 10 maiores precipitações das últimas 24 horas:
- Crato (Posto: Lameiro) – 77 mm
- Missão Velha (Posto: Gameleiro de São Sebastião) – 49 mm
- Crato (Posto: Crato) – 40 mm
- Crato (Posto: Dom Quintino) – 40 mm
- Ipueiras (Posto: São José das Lontras) – 40 mm
- Barbalha (Posto: Barbalha) – 37 mm
- Juazeiro do Norte (Posto: Juazeiro do Norte) – 37 mm
- Ipaporanga (Posto: Ipaporanga) – 33 mm
- Poranga (Posto: Poranga) – 29 mm
- Jardim (Posto: Serra Boca da Mata) – 26 mm
Previsão do tempo
A Funceme prevê aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas em todo o estado. As condições são influenciadas por áreas de instabilidade associadas ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), localizado sobre o leste do Nordeste brasileiro, próximo à costa da região. Também contribuem para o cenário os efeitos das brisas terrestre e marítima, além da combinação entre temperatura, umidade e relevo.
As temperaturas seguem elevadas no interior do Ceará, com máximas entre 34 °C e 37 °C em municípios das macrorregiões da Jaguaribana, Litoral Norte, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Na faixa litorânea e nas regiões serranas, as máximas variam entre 30 °C e 33 °C. Nas demais áreas, os valores ficam entre 33 °C e 35 °C.
A umidade relativa do ar deve apresentar valores mínimos entre 25% e 40% nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns. Na Ibiapaba, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Litoral do Pecém, os índices variam entre 40% e 50%. Já no Litoral de Fortaleza, a umidade deve se manter acima de 40% ao longo do período.
Os ventos devem soprar de leste-sudeste durante as madrugadas e manhãs, variando para leste-nordeste nas tardes e noites. As rajadas máximas previstas variam entre 40 km/h e 55 km/h, principalmente nas áreas serranas, na região da Jaguaribana e ao longo da faixa litorânea.




