Home Geral Prefeito de Banabuiú anuncia reforço no abastecimento de água e obras hídricas...

Prefeito de Banabuiú anuncia reforço no abastecimento de água e obras hídricas para enfrentar seca no município

Gestão pretende dobrar frota de carros-pipa, instalar poços e ampliar adutoras; agenda em Fortaleza inclui projetos de quadras, portal e adesão ao Seguro Safra 2026

O prefeito de Banabuiú, Marcílio Coelho (PSB), anunciou um conjunto de medidas para reforçar o abastecimento de água na zona rural do município diante do cenário de seca que atinge o Ceará. As ações foram discutidas em reunião com pipeiros e integrantes da equipe de governo, com foco em agilizar o atendimento às comunidades e ampliar a oferta de água para consumo humano e animal.

Segundo o gestor, a prioridade é garantir resposta rápida às demandas das localidades mais afetadas. “O município de Banabuiú hoje passa por uma seca, como todo o Ceará e o Nordeste estão passando. A gente, há alguns dias, vem esperando as chuvas chegarem, mas desde ontem eu tomei uma decisão: reuni alguma parte do secretariado envolvido nessa questão hídrica, e a gente está aqui cedinho, já aqui na minha residência, com essa reunião com os pipeiros que a gente convidou.”

O prefeito destacou que o município já possui contrato ativo para o serviço, mas decidiu ampliar a operação. “Hoje a gente já tem um atendimento de carro-pipa para o nosso município, mas ele precisa ser intensificado. Vamos mais que dobrar esse atendimento. Hoje a gente conta com cinco carros-pipa, e queremos botar 10 ou mais, com dinheiro próprio, do próprio município. A gente vai cortar onde precisa ser cortado para que o homem do campo seja atendido.”

De acordo com ele, a estratégia também inclui reduzir a burocracia para solicitação de água. “A população terá o contato desses pipeiros diretamente, para desburocratizar, não precisar falar com secretário, ou não conseguir falar com secretário, com o próprio líder comunitário, com vereador — que é quem sempre está solicitando, atendendo a população também — ou com o próprio prefeito.”

Poços e adutoras

Além dos carros-pipa, a gestão municipal prevê novos investimentos em infraestrutura hídrica. “Mas também a gente não falou só de carro-pipa. Também vamos priorizar a instalação de poços profundos.”

O prefeito também citou construção e ampliação de adutoras em diversas comunidades, como Poço dos Cavalos, Muqueca, Boqueirão, Luís do Zeca, Grossos, Valença 2, Panamá, Juazeiro de Cima, além de trechos nas regiões de Sitiá, Croa Grande, Milagre, Capão do Maxixe e Vertente. A gestão ainda realiza limpeza de barreiros comunitários.

“Estamos trabalhando em várias frentes. Porque o homem do campo, o agricultor e a agricultora estão precisando ser atendidos. E é nessa hora de dificuldade que o poder público precisa chegar junto.”

Carnaval mantido com orçamento reduzido

Marcílio também comentou sobre o Carnaval do município. Ele afirmou que o evento será realizado com planejamento financeiro. “Pensamos em não fazer Carnaval, mas seria um prejuízo muito grande para o município, para o nosso comércio e para os nossos foliões. Banabuiú é uma cidade tradicional, muito difícil você dizer que não vai fazer um Carnaval aqui. Fizemos um Carnaval, um orçamento prudente. Para se ter uma ideia, vamos fazer um Carnaval bom, que agrade a grande maioria, e praticamente com a metade do valor do ano passado.”

Agenda em Fortaleza

O prefeito informou ainda que cumpre agenda administrativa em Fortaleza, com reuniões para tratar de projetos e convênios. “Lá eu vou tratar das três quadras esportivas que o município já tem conveniado. Eu vou tratar do nosso portal da entrada da cidade, que está pelo Ministério do Turismo. O nosso monumento da Padroeira, que está tramitando na Caixa”. Ele também mencionou tratativas sobre 20 moradias populares.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here