A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve colaborar para céu mais encoberto, tempo instável e chuvas em diversas regiões do Ceará até a próxima quarta-feira, 29, de acordo com a previsão divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Nesta segunda-feira, 27, a tendência é de predomínio de céu nublado, especialmente no centro-norte do estado. As chuvas, no período da tarde, devem ocorrer no Litoral Norte, Maciço de Baturité, Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns.
Para terça-feira, 28, e quarta-feira a previsão aponta a continuidade de céu variando de nublado a parcialmente nublado, com registros de precipitações em todas as macrorregiões do Ceará.
As chuvas devem ocorrer preferencialmente entre a madrugada e manhã no litoral e áreas adjacentes, avançando à tarde para o noroeste e centro do estado e, à noite, para regiões do leste e sul, incluindo Jaguaribana, Cariri, Maciço de Baturité e sul do Sertão Central e Inhamuns.
Conforme a Funceme, as chuvas estão associadas a fatores locais como brisas, temperatura, relevo e alta umidade, além do fluxo de ventos de leste e nordeste ligado à ZCIT, que intensifica o transporte de umidade do oceano para o continente.
Fortaleza e Região Metropolitana
Na capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a tendência entre segunda e quarta-feira é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas concentradas principalmente durante a madrugada e manhã.
Os maiores acumulados e eventos mais intensos devem ocorrer nos municípios mais próximos do litoral, com precipitações moderadas e, em alguns momentos, fortes.




