Home Publicação Mais 900 mil pessoas esperam por cirurgia no SUS; 750 mil aguardam...

Mais 900 mil pessoas esperam por cirurgia no SUS; 750 mil aguardam há mais de dez anos

Segundo levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em 16 estados e 10 capitais, até junho de 2017,  904 mil pessoas esperavam por uma cirurgia eletiva (não urgente) no Sistema Único de Saúde.

Dentre as 900 mil, o CFM informa ainda que 750 procedimentos constam na fila como pendentes há mais de dez anos. Ainda de acordo com o órgão, a cada mil pacientes que aguardam a cirurgia, cinco morrem por ano enquanto esperam a avaliação. No entanto, o levantamento não demonstra se a morte ocorreu em decorrência da ausência da cirurgia.

Segundo o levantamento, a maior fila de espera se concentra em apenas cinco procedimentos: cirurgias de catarata (113.185), hérnia (95.752), vesícula (90.27) e varizes (77.854). Atualmente, as cirurgias não urgentes mais comuns são da área de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia e cirurgia vascular.

Foram analisados os estados de Alagoas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco, São Paulo e Tocantins.

Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde informou que, em julho deste ano, foi fechada a primeira lista para cirurgias eletivas no SUS. A lista identificou pouco mais de 667 mil pacientes aguardando por algum procedimento eletivo no país. O ministério ressalta que em maio deste ano adotou o sistema de lista única para organizar a rede de saúde e diminuir a fila de espera. O novo sistema tem o objetivo de centralizar as demandas em um único cadastro e ampliar as possibilidades de atendimento do paciente para outros hospitais de sua região.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here