O 1 minuto com Sérgio Machado é o novo projeto do Sistema Maior de Comunicação. Nessa semana, os principais destaques foram relacionados aos problemas dos calçamentos e a insegurança em Quixeramobim. Confira:
Insegurança em Quixeramobim – 08.01.2018
Nos últimos anos, a violência rompeu os limites dos grandes centros urbanos e se alastrou pelo interior, fazendo homens, mulheres, crianças e idosos reféns da insegurança. As ruas pacatas deixaram de ser espaços destinados apenas à circulação de pessoas e veículos e se transformaram em palco de sucessivos crimes sangrentos.
Em Quixeramobim, somente nos oito primeiros dias deste ano, já foram registrados dois assassinatos, duas lesões corporais, uma apreensão de drogas e dois casos de estupro de vulnerável. A taxa de homicídios do município, que é de 21,7 casos para cada 100 mil habitantes, está acima do dobro recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para que a vida no interior volte a ser sinônimo de paz e tranquilidade é preciso que o poder público aumente o efetivo policial, instale câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, elabore um Plano de Segurança Pública e crie uma Guarda Municipal. É preciso também aumentar o patrulhamento no interior, onde a ocorrência de assaltos é ainda maior que no meio urbano.
O problema dos calçamentos de Quixeramobim – 10.01.2018
Trafegar pelas ruas do município é um desafio diário enfrentado por milhares de condutores. A enorme quantidade de buracos, as pedras de calçamentos soltas e os bueiros desnivelados reduzem a segurança no trânsito, aumentam o tempo de viagem e elevam o consumo de combustíveis e os gastos com conserto de veículos, o que acaba prejudicando o desempenho da economia local ao contribuir para o aumento da inflação.
Essas dificuldades surgiram há quase uma década, quando parte da pavimentação teve que ser removida para a colocação de dutos de esgotamento sanitário. O problema é que o calçamento posteriormente implantado tornou quase irreconhecíveis as ruas da cidade.
Atualmente, uma empresa privada está realizando obras de ajuste da pavimentação nas ruas do município. Seria bom que o poder público acompanhasse de perto a execução dessas obras, porque em alguns pontos, o novo calçamento já cedeu, deixando as ruas novamente desniveladas.
Uma boa pavimentação revela não só a qualidade da urbanização de uma cidade, mas também, o compromisso dos seus gestores com o bem estar da população.
Repórter Ceará




