Home Publicação Governo do Ceará desconcentra aplicação de recursos públicos e faz Interior do...

Governo do Ceará desconcentra aplicação de recursos públicos e faz Interior do Estado receber mais investimentos que a Região Metropolitana de Fortaleza

O Ceará desconcentrou a aplicação dos recursos públicos nos últimos três anos. Isso significa que o interior do Estado recebeu, proporcionalmente, mais investimentos que a Região Metropolitana de Fortaleza, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Essa desconcentração foi demonstrada pelo Índice de Concentração Regional dos Investimentos Públicos no Ceará (ICI), que considera o valor empenhado dos investimentos e a população da Grande Fortaleza e do Interior.

Em 2013, o ICI foi de 1,5446; em 2014 passou para 1,2251 e a partir de 2015 apresentou as seguintes variações: 0,9327 (2015); 0,9344 (2016) e 0,9363 (2017).

Se o índice for menor que 1, significa que os investimentos foram menos concentrados na Região Metropolitano de Fortalezae, se for maior que 1, mostra que o Estado está direcionando mais investimentos para a RMF que o tamanho da sua população.

Em 2017, o valor per capita dos investimentos públicos realizados pelo Governo do Ceará na Grande Fortaleza foi de R$ 251,79 por habitante, enquanto que no Interior correspondeu a R$ 268,93 por habitante.

O titular da Diretoria de Estudos de Gestão Pública do Ipece, Cláudio André Nogueira, e coordenador do estudo concluiu que a mudança nos investimentos vem acontecendo nos últimos três anos, estimulando a diminuição das desigualdades regionais.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here