Home Publicação Rebelião em Complexo Penitenciário de Itaitinga já dura mais de 16 horas

Rebelião em Complexo Penitenciário de Itaitinga já dura mais de 16 horas

TRANSFER NCIA DE PRESOS PARA NOVA CASA DE CUST”DIA PROVIS”RIA DE LIBERDADE EM ITAITINGA - NOVA CASA DE CUST”DIA PROVIS”RIA DE LIBERDADE EM ITAITINGA, 26PL0845, 26/08/2014, POLICIA, THIAGO GASPAR,

Na tarde desta terça-feira, 13, em uma das unidades do Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), detentos iniciaram uma rebelião que já dura mais de 16 horas, na Casa de Privação Provisória da Liberdade Dois, a CPPL 2, onde estão confinados membros de uma facção criminosa. A Polícia Militar reforça a segurança, porém ainda não invadiu o local.

De acordo com informações, a rebelião teve início após a divulgação de que vários detentos deveriam ser transferidos para outras unidades do Sistema Penal. Os presos passaram a queimar colchões e danificar as celas, galerias e vivências.

Ainda durante a tarde de ontem, agentes do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) conseguiram controlar a movimentação dos detentos. No entanto, durante a noite, o motim foi retomado e mais colchões foram queimados. Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foram enviadas para o local, mas a invasão tática ao local para a retomada do controle não aconteceu por ser noite, uma vez que operações desse tipo não são recomendadas para esse período.

Durante toda a madrugada, os presos provocaram danos ao patrimônio público e fizeram muita algazarra. Os agentes do GAP estão dentro do presídio, mas a PM se mantém do lado externo, para impedir qualquer tentativa de fuga.

Atualmente, cerca de 1.800 detentos estão na CPPL 2, conforme as primeiras informações colhidas pela própria PM no local. A Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) ainda não se pronunciou sobre o caso.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here