O PDT e o PSD são os partidos com maior número de pretensos candidatos para o pleito eleitoral de 2020 no Ceará. Conforme o Blog do Edison Silva, há 121 pré-candidaturas pedetistas no Estado, podendo chegar a 129, e o PSD possui 90 postulações, podendo alcançar 116.
Com a quantidade de pré-candidaturas dos dois partidos, as siglas devem se enfrentar na maioria dos municípios cearenses. Os números podem sofrer alterações com o decorrer dos dias, já que podem ocorrer desistências e alianças.
As discussões do PDT para as pretensas candidaturas está a cargo do senador Cid Gomes no Interior do Estado, e em Fortaleza, por parte prefeito Roberto Cláudio. Já o PSD conta com a articulação do ex-conselheiro do extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Domingos Filho.
Após PDT e PSD, logo em seguida vem o PT, com 48 pré-candidaturas, e o MDB, com 46. PP e PSB, com 40, cada, e PL, com 32 pretensos candidatos. O PROS apresentou 13 pré-candidatos a prefeito, enquanto que o PSDB e PSOL, até o momento, estão com 12. PTB lançou 10, PCdoB (8), PSL (8), SD (7), Cidadania (5), Podemos (5) e DEM (4). Esses números, no entanto, podem mudar até a data-limite para realização das convenções partidárias.
Repórter Ceará




