A professora cearense Dra. Teresinha Gonçalves da Silva está na lista dos 10.000 pesquisadores/cientistas mais influentes do mundo. Seu nome consta na lista da Alper-Doger Scientific Index 2021, que divulga os pesquisadores mais influentes da América Latina (AL) e dos BRICS em todas as áreas da ciência e entre eles está a cearense. A informação foi divulgada pelo portal O Kariri.
Filha de agricultores, nascida no Sítio queimadas em Abaiara, Teresinha atualmente trabalha na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O índice é baseado principalmente no número de vezes que um cientista é citado em trabalhos de outros cientistas abrangendo os últimos cinco anos.
O “Índice Científico AD” mostra a classificação de um cientista individual por 12 áreas (Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito e Estudos Jurídicos, Medicina e Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e outras). Ao contrário de outros sistemas que avaliam periódicos e universidades, o sistema AD Scientific Index, criado pelos Professores Dr. Murat Alper e Dr. Cihan Doger avalia, especialmente, a produção científica individual dos pesquisadores. Além disso, o índice ordena as instituições com base nas características dos seus cientistas.
A cearense foi destaque na área de Química farmacêutica e Medicinal. A UFPE teve cinco pesquisadores destacados na lista, onde Teresinha ficou em primeiro lugar no Estado, segundo no País, terceiro na América Latina e 103ª no mundo. A professora é graduada em Farmácia, com Doutorado em Ciências Biológicas e Química Terapêutica pela UFPE e pela Université de La Méditerranée de Marseille da França. Atua na descoberta de novos fármacos com atividade anticâncer e anti-inflamatória, oriundos de produtos naturais, sintéticos e biotecnológicos.
“Agradeço a Deus, aos meus pais (em saudosa memória) e a todos os meus irmãos, em especial a Zélia, que me sustentou nos primeiros anos de universidade! Ao Anselmo que sempre me apoiou no meu trabalho, em todos os momentos. Aos meus sobrinhos, sobrinhas, cunhados e cunhadas pela confiança e admiração. Não tenho palavras para agradecer. Amo vocês!”, agradeceu a Dra.
Repórter Ceará (Foto: Arquivo pessoal)