O estudante Pedro Matheus Vieira Pinheiro, ao contrário de muita gente, não tem o que reclamar de 2016, ano em que concluiu o ensino médio. Com excelentes resultados, o jovem conquistou a incrível marca de 14 aprovações em universidades localizadas tanto no Ceará, como em outros estados como Goiás e Bahia, seja pelos vestibulares ou processos seletivos via nota do Enem.
O incrível número de aprovações para alguns assusta pelo fato de o jovem sempre ter estudado em escola pública, mas se justifica pela personalidade determinada de Pedro, que nunca desistiu de lutar pelos seus sonhos, mesmo que, algumas vezes, fosse julgado por ser aluno de uma instituição que depende de fomento governamental.
O sonho de ser engenheiro
Dentre as 14 aprovações, grande parte delas são em cursos de Engenharia ou de áreas relacionadas. Parte disso é influência do curso técnico de Edificações que o jovem fez durante seu ensino médio na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira,em Quixeramobim.
Pedro nos revelou que o seu sonho de infância era cursar Direito, porém, quando iniciou o Ensino Médio, época da tomada de decisões, e por cursar Edificações e acabar se apaixonando pelo curso, a área da Engenharia lhe encantou, sobretudo a Engenharia Civil.
Apesar de ter enveredado pela área da Engenharia, o Direito é um sonho que ainda resiste e que ele pretende realizar em um futuro não tão distante. “Eu quero muito fazer um curso de Engenharia, mas o sonho de fazer Direito ainda existe, fica para mais pra frente, já que eu sou muito novo. Quando eu terminar o curso de Engenharia, quero muito fazer uma segunda graduação”, planeja.
Foco e a determinação foram e são palavras de ordem quando se trata de estudos e carreira. O período de preparação para o Enem e vestibulares foi todo cercado desses fatores e hoje ele colhe o resultado, com as aprovações.
O período de vestibulando colaborou muito na fase de estudos e preparação de Pedro, no sentido de que a cada vestibular ele ia aprendendo mais, adquirindo novos conhecimentos e crescendo a cada prova realizada.
Em meio a tantas aprovações, Pedro está decidido a ingressar no curso de Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e, caso não dê certo, ele pretende seguir como um “vestibulando de carteirinha”, se capacitando cada vez mais para tentar novamente.
Aluno de escola pública SIM!
Pedro Matheus se orgulha em dizer que foi aluno de escola pública. Apesar de as mesmas serem muito julgadas, ele nunca deixou que esse fator lhe atrapalhasse. “Os resultados dependem dos alunos. Hoje em dia a gente tem a internet, tem livros, tudo para buscar o conhecimento cada vez mais fácil e, com o suporte da escola, é uma questão de esforços de cada um, independente de qual escola você esteja.”, disse ele.
Durante o Ensino Médio ele se destacou diversas vezes em Olimpíadas e provas externas, nas mais diversas áreas como nas Olimpíadas de Astronomia e História, por exemplo. Em todo o percurso, Matheus já vinha demonstrando e trilhando um caminho de glórias que refletiria no seu ingresso no ensino superior.
Para ele, toda essa visibilidade que vem recebendo por conta das aprovações, reflete muito do que a escola fez por ele, e é também uma forma de agradecer a tudo que a instituição fez pela sua preparação, pela colaboração e todo o suporte que a composição escolar lhe deu nessa caminhada para que esses frutos fossem colhidos.
Pedro Matheus é um dos belos exemplos de que a educação pública vale a pena sim, apesar de toda adversidade existente no sistema educacional de nosso país, e que os esforços são recompensados, independente das condições em que você esteja inserido, desde que se queira de verdade e não fraqueje.
Do SerTão Para Ser Do Ceará