Às 9h de hoje, no auditório da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o governador Camilo Santana, lançará o edital de procedimento de manifestação de interesse para a elaboração de estudo de uma planta de dessalinização de água marinha na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Após o lançamento do edital – que estará disponível, na íntegra, no Diário Oficial do Estado e no portal da Cagece (www.cagece.com.br), após o lançamento pelo governador – as empresas interessadas devem apresentar propostas no prazo máximo de até dois meses.
Além disso, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, apresentou o Projeto de Lei 259/15, que propõe a dessalinização de águas do mar e de fontes subterrâneas salobras para abastecimento.
O objetivo da matéria é incluir essa política de incentivos nas diretrizes e objetivos da Lei Federal do Saneamento Básico, viabilizando a implantação das usinas.
Para ambos os parlamentares, a dessalinização é mais uma alternativa para garantir a convivência com a estiagem no Estado do Ceará
Repórter Ceará