Home Publicação Mais de 40 municípios cearenses assinam termo de compromisso para implantação de...

Mais de 40 municípios cearenses assinam termo de compromisso para implantação de sistema de saneamento rural

Com o objetivo de implantar o Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar) nos municípios cearenses, a Secretaria das Cidades realizou uma série de seminários com o apoio do Ministério da Integração e do Comitê Estadual do Siasar.

Um total de 45 representantes já assinaram o termo de compromisso onde os prefeitos se comprometem a apoiar a implantação do Siasar nas localidades rurais.

Durante os encontros, foram apresentadas as propostas da Secretaria das Cidades e do Ministério da Integração, além das propostas da SCidades e do banco KFW para a continuidade do programa Ceará IV / KFW. O último seminário foi concluído nesta semana em Juazeiro do Norte e contou com a presença de representantes e prefeitos da Região do Cariri.

Como forma de assegurar a continuidade da expansão para novos municípios cearenses, a Secretaria garantiurecursos da ordem de R$ 6 milhões, junto ao Ministério da Integração, através do Programa Interáguas, em novembro de 2016.

Comitê Estadual do Siasar

O Comitê Estadual do Siasar é formado por um conjunto de entidades de âmbito estadual e federal, além da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), que avalia o processo de instalação do Siasar no estado.

O Siasar

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here