Home Publicação Quixeramobim, Quixadá e Pedra Branca apresentam índice de alta infestação do Aedes...

Quixeramobim, Quixadá e Pedra Branca apresentam índice de alta infestação do Aedes aegypti

O número de municípios cearenses que realizaram o primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), passou de 82 para 135, ocasionando aumento de quase 65%, de 2016 para 2017.

Em termos percentuais, o número de municípios com alta infestação pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, diminuiu de 31,7% para 30,4%, e daqueles em situação de média infestação, de 40,2% para 28,2%. Já a porcentagem de municípios em situação satisfatória, de baixa infestação, aumentou de 28% para 41,4%.

Segundo dados do Índice de Infestação Predial (IPP) deste ano, o Estado tem 41 municípios com alta infestação (acima de 3,9%), 33 com média infestação (entre 1% e 3,9%) e 23 com índice satisfatório (menor que 1%), sendo que Quixeramobim (10,4%), Quixadá (6,5%) e Pedra Branca (5,0 %) estão na lista das cidades com alta infestação.

Na área que compreende a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, os municípios de Senador Pompeu e Solonópole apresentam baixa infestação, com 0,9 e 0,0%, respectivamente. Já Ibicuitinga encontra-se com o índice médio de 2,6%.

O LIRAa é o método amostral, desenvolvido e adotado a partir de 2003 pelo Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, cujos resultados permitem aos gestores direcionarem com mais precisão as medidas de prevenção e combate do mosquito e o controle das doenças por ele transmitidas – dengue, chikungunya e zika.

Repórter Ceará

2 comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here