Home Publicação De acordo com COGERH, faltam 7 metros para barragem de Quixeramobim sangrar

De acordo com COGERH, faltam 7 metros para barragem de Quixeramobim sangrar

A Barragem de Quixeramobim voltou a acumular água depois que secou totalmente no final de 2015. A penúltima vez em que este fato aconteceu foi há 24 anos, durante a seca de 1993. Neste final de semana imagens do reservatório voltaram a circular nas redes sociais. Não com ela totalmente seca, mas com um acúmulo de água, que chamou atenção da população.

Uma equipe da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), realizou a medição da água acumulada na Barragem, que encontra-se com 1,13% de sua capacidade, o que corresponde a 89.271 mil metros cúbicos de água. Na régua de medição foi atingido 2 metros e 93 centímetros. Ainda segundo Luis César, da COGERH, faltam 7 metros e 2 centímetros para o reservatório sangrar.

Anteriormente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) já havia retirado os equipamentos elétricos que eram utilizados para bombear água do subsolo da Barragem para a Estação de Tratamento, exatamente prevendo uma cheia no reservatório. Desta forma não houve perda de nenhum equipamento. Os poços perfurados para captação, agora encontram-se cobertos de água.

Indagado se esta água poderá ser utilizada para auxiliar no abastecimento da sede urbana, Luis César afirmou que a qualidade da mesma e uma série de outros fatores ainda serão verificados e em seguida isto será encaminhado ao SAAE que deve avaliar se há ou não essa possibilidade.

Confira o vídeo registrado por uma internauta, onde é possível observar como encontra-se a Barragem:


Repórter Ceará – Quixeramobim Agora

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here