Neste domingo, 16, o “Fantástico”, programa da Rede Globo de Televisão, apresentou a “Operação Valentina”, realizada na semana passada, em Fortaleza, pela Polícia Federal. A ação culminou com a prisão de 13 pessoas acusadas de envolvimento em um golpe que já causou prejuízos de R$ 7,5 milhões a três bancos, sendo a quadrilha formada por jovens de classe média alta.
Fábio Bezerra, filho da atual vice-prefeita do município de Alto Santo, Gilca Maria Machado Bezerra (PT), e do vereador Rivardo César Chegas Bezerra, está entre os suspeitos de participação no crime.
Em diversas imagens divulgadas no programa, Fábio Bezerra é visto ao lado de outro golpista, identificado como Arthur Franklim de Sousa Lima, suspeito de chefiar a quadrilha.
Os criminosos agiam fraudando contas bancárias através da internet, postando páginas falsas dos bancos e copiando senhas de usuários. Após isso, usavam os dados e o dinheiro alheios de forma clandestina, causando um prejuízo milionário aos clientes, e depois aos bancos, que eram obrigados a ressarcir seus correntistas e poupadores.
Segundo a PF, como as investigações estão no início, estima-se que esse número inicial do prejuízo aos bancos possa triplicar.
Repórter Ceará