Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a seca no Ceará tem perdido força desde o início da quadra chuvosa deste ano, em fevereiro. O levantamento foi realizado através do Monitor de Secas do Nordeste.
No último levantamento, referente a março, constatou-se que não existem regiões do Ceará em seca considerada excepcional. A maior parte do território cearense (46,06%) está em seca fraca, seguida da condição grave (35,76%). Contudo, as chuvas abaixo da média no mês de abril estão causando preocupação.
Segundo aponta o meteorologista David Ferran, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), “essa melhora vai depender das chuvas registradas daqui pra frente. Se chover bastante, bem acima da média, pode ser que algumas regiões reduzam a severidade da seca”.
As chuvas do mês de abril não conseguiram alcançar a média histórica para o mês, até o momento. O acúmulo, até aqui, foi de 90,6 mm., quando o normal observado para todo o mês é de 188,0 mm.
Segundo Ferran, não é possível dizer se abril deve alcançar a média histórica, pois a Funceme só oferece prognóstico para meses separadamente.
Repórter Ceará